QUIXADÁ

QUIXADÁ - EDUCAÇÃO É COMPROMISSO DE TODOS












Afetividade e compromisso foi temática.

Nesta manhã de sexta feira (27/09), O Prefeito de Quixadá, Dr. Ilário Marques e a professora Lígia Leão, nas dependências da UNICATÓLICA DE QUIXADÁ - Auditório Dom Helder Câmara, estiveram reunidos com todos os Núcleos Gestores dos Distritos Educacionais, Representantes da CREDE 12, Conselho Municipal de Educação, Técnicos e Funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro, teve como objetivo principal o fortalecimento e o engajamento funcional e emocional de todos para os processos avaliativos institucionais (SAEB/SPAECE), que se aproximam em nosso Município de Quixadá. Foi um encontro marcado de muitos conhecimentos, experiências motivacionais e o engajamento de todos na busca de formar o aluno como um todo, estar junto com os professores e estimular e apoiar os nossos alunos para a realização de boas provas, e assim bons resultados nos índices educacionais em 2019.

Sérgio Bacelar
Técnico da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá









QUIXADÁ - DCRC/BNCC




Nessa quarta feira, 25 de setembro de 2019, na Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, durante todo o dia, realizamos o encontro de Formação para a Implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará para os professores de Educação Física. Momento de socializarmos os estudos obtidos sobre os documentos que orientarão a Educação Básica do País e do Ceará.

Francisco Nazareno Torres Nobre
Prof. Educação Física

QUIXADÁ DE OLHO NO IDEB




Aconteceu no dia 17 de setembro, a II Formação de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental do Programa MAIS PAIC. Na oportunidade os professores participaram das atividades de práticas pedagógicas ligadas a temática em estudo do terceiro caderno de práticas pedagógicas. Diante dessa metodologia o objetivo é ampliar o conhecimento dos nossos docentes em relação aos conteúdos de Ciências.

Dayane Carvalho
Formadora Regional MAIS PAIC

 

EEF MARISA LETÍCIA




Visitamos a Escola de Ensino Fundamental Marisa Letícia do Residencial Rachel de Queiroz. Momento rico de orientação e troca de experiências. Assim estamos fazendo o acompanhamento das práticas do Programa de Alfabetização na Idade Certa - MAIS PAIC. Agradecemos a acolhida e a participação de todos que formam esta comunidade escolar.


Professora Anne - Formadora Regional MAIS PAIC

QUIXADÁ - FORMAÇÃO MAIS PAIC LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIES FINAIS




Formação MAIS PAIC Município de Quixadá - Eixo de Língua Portuguesa e Literatura Fundamental II Séries Finais. Oficina com o Professor Davi Nobre.
Quixadá, 14 de Agosto de 2019.

QUIXADÁ - FORMAÇÃO MAIS PAIC EIXO DE CIÊNCIAS




Formação MAIS PAIC Município de Quixadá. Primeira Formação de Ciências para anos finais do Ensino Fundamental.
Quixadá, 13 de Agosto de 2019.


FORMAÇÃO MAIS PAIC - EIXO DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º E 5º ANO




Realizamos, nesta quinta feira, 08 de agosto de 2019, no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, nossa 2ª Formação do Eixo de Língua Portuguesa do Programa MAIS PAIC. Nossas orientadoras, Professora Neilza e professora Claudia Viriato, repassaram a formação recebida na CREDE12 com maestria e segurança, facilitando, assim, o trabalho de nossos pares em sala de aula , favorecendo a aprendizagem e a construção de saberes por parte de nossos aprendentes utilizando a Língua Portuguesa como ferramenta primaz desta ação. Agradecemos a participação e a contribuição de todos.

 

FORMAÇÃO DO EIXO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E OFICINA DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR




Realizamos, no dia 07 de agosto de 2019, no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, nossa 2ª Formação do Eixo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Programa MAIS PAIC. Momento de alinhar os trabalhos, metas e possibilidades. Neste espaço, tivemos a alegria da participação dos Técnicos da CECOM/CREDE12, na pessoa do Professor Davi Nobre que socializou a Oficina de leitura e Produção textual utilizando os livros selecionados pelo Programa para o Eixo de Literatura. Foi um momento de redescobrir novas possibilidades de leitura, letramento, produção textual, intertextualidade e trabalho em equipe, tendo como suporte o livro "Descobrindo o Amor com os Olhos da alma". Agradecemos a participação de todos os envolvidos neste momento. 

QUIXADÁ RECEBE CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO JUSTIÇA RESTAURATIVA E CONSTRUÇÃO DE PAZ & MEDIAÇÃO ESCOLAR


 
 

A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Educação, participou na manhã desta quinta-feira (04/07), da cerimônia de certificação dos facilitadores de círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz & Mediação Escolar.
O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Vice Governadoria e Projeto Contexto, foi realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a presença de mais de 60 técnicos em Educação de todo o Ceará.

A psicóloga e professora, Elenilda Nascimento e a professora Rose Sousa, receberam a certificação da participação na capacitação em círculos de justiça restaurativa e construção de paz, que é constituída de 40 horas de prática, teoria e vivencial, mais 20 horas de intervisão presencial e online. Quixadá e outros 41 municípios do Ceará mantêm Célula de Mediação Escolar.
Com a certificação, as professoras estão aptas para transmitir os conhecimentos adquiridos para os demais educadores das escolas da rede municipal de ensino de forma a multiplicar a filosofia da justiça restaurativa e da cultura de paz, na prevenção da violência no ambiente escolar.

Conforme informou a professora Elenilda Nascimento, desde o início do Acordo de Cooperação para Mediação Escolar, em 2017, com a primeira etapa da formação em Círculo de Construção de Paz, Quixadá já realizou aproximadamente cerca de 180 círculos de paz, abrangendo o ambiente escolar e institucional. “Pautamos os valores utilizando o diálogo como ferramenta nos encontros e dando oportunidade dos participantes falarem dos seus sentimentos e consequências sofridas. A meta é alcançar a reparação dos danos relacionais, atuando nos moldes para uma cultura de paz”, disse ao enfatizar que a segunda etapa da formação tem como foco a mediação de conflitos na educação. A professora ressalta a importante parceria institucional com a Unicatolica e FECLESC.

Sobre os Acordos de Cooperação para Mediação Escolar, o promotor de Justiça e coordenador do Caopije, Hugo Mendonça, ressaltou a importância das instituições e a sociedade civil terem a consciência de que, para uma sociedade mais fraterna, harmônica e pacífica, não basta a melhoria dos índices de educação intelectual. É necessário que as pessoas sejam ensinadas a lidar com conflitos. Segundo o membro do MPCE, quando se lida com conflitos sem agir com violência, sem impor a própria vontade, respeitando o outro, são desenvolvidas todas as competências socioemocionais.

Ao final, foram entregues os certificados dos cursos. Participaram do evento membros, servidores e colaboradores do MPCE; prefeitos; secretários estaduais; secretários municipais; técnicos e técnicas da Secretaria de Educação e das Células de Mediação Escolar e demais convidados. A atividade foi promovida em sinergia com o “Projeto Mediação Escolar” do MPCE, com a Vice Governadoria do Estado do Ceará e a Seduc, que são parceiros dessa iniciativa junto com as organizações que compõem a Plataforma Educação Marco Zero, realizadoras do Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação, uma ação cofinanciada pela União Europeia.


FONTE:


IBGE REALIZA PESQUISA NA EEF FLÁVIO PORTELA MARCÍLIO










O IBGE realizou nesta quinta feira, 04 de junho de 2019, uma pesquisa com os alunos da E.E.F. Flávio Portela Marcílio, pertencente à rede pública de educação do município de Quixadá. Nossos estudantes responderam o questionário num smartphone. Observamos que eles ficam muito concentrados na tarefa de preencher suas respostas da melhor maneira possível no formulário virtual. Atrelado a isto, professores e gestores destacam como o trabalho com as mídias faz a diferença na concentração e interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula.





Márcia Avelino

Gerente Municipal MAIS PAIC


QUIXADÁ: ENTREGA DO MATERIAL ESTRUTURADO DO 2º ANO



Escola Pereira das Virgens: São João Sede


Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica










A EEIF. Zilcar de Souza Holanda, localizada no distrito de Cipó dos Anjos – Quixadá, participa da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) desde 2008, e a partir de 2012, surgiram as principais medalhas com destaque para ouro e prata. Vale ressaltar, que nossa escola foi à primeira no município a ser medalhista nesta Olimpíada e a cada ano o número de participantes aumenta, assim como a premiação. Mas os olhares no momento vão para MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), uma extensão da OBA que tem motivado a escola em todos os sentidos. Crianças do ensino fundamental I  motivadas a ler para participarem da OBA e do ens. fund. II desejosos a passar de ano para lançarem foguetes.

         O marco que nos deu visibilidade no momento foi a participação da nossa escola na 2ª Jornada Cearense de Foguetes, disputado com escolas de elite, conseguimos o vice – campeonato com as equipes Monólitos ( Caio, Niele e Carol) e Cedro (Vinícius, Gisele e Estéfane). Esse título é importante para nós porque mais uma vez somos pioneiros e assim levamos o nome do município ao destaque: entre 81 equipes, ser o 2º colocado, é algo a se comemorar.


QUIXADÁ - ENTREGA DO MATERIAL DO 2º ANO



FORMAÇÃO MAIS PAIC 1º AO 5º ANO EIXO LÍNGUA PORTUGUESA E EIXO: MATEMÁTICA FUNDAMENTAL II





Realizamos nesta terça feira, 28 de maio de 2019, na Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, nossa formação MAIS PAIC Eixo de matemática e Eixo de Língua Portuguesa para o 1º ao 5º Ano. Um momento rido para nossos professores que trabalham de forma constante para que a construção do conhecimento com nossos aprendentes seja uma constante em nossas escolas. Aqui, neste momento, abordamos temas como BNCC, Formação do Leitor e as metas a serem atingidas no ano letivo de 2019. Muito já foi feito, e há muito ainda o que se fazer. Demos os primeiros passos de nossa longa jornada na formação de nossas crianças. Que venham outros momentos como estes. Aproveitamos os espaço para agradecer aos participantes e a presença de nossa Formadora Regional Marcia Feijão e dos Técnicos da CECOM que nos acompanham e incentivam a sermos cada vez melhores em nossa prática pedagógica.

ENTREGA DO MATERIAL MAIS PAIC PARA O 2º ANO





Entrega dos livros, volume 2- PAIC na Escola Baviera de Carvalho.
Momento de conversa sobre a importância do zelo e da importância dos livros na vida deles.

 

QUIXADÁ - FORMAÇÃO MAIS PAIC EIXO: LÍNGUA PORTUGUESA


Aconteceu, nesta quarta feira, 22 de maio de 2019, no município de Quixadá, a formação MAIS PAIC do Eixo de Língua Portuguesa. Um momento de alinhamento de ações pedagógicas e4 metodológicas para atingirmos as metas para o Ensino Fundamental de nosso município, traçadas tanto pele gestão municipal quanto pelo Governo do Estado.

QUIXADÁ - FORMAÇÃO MAIS PAIC

1º AO 3º ANO



Acontece, nesta terça feira, 07 de maio de 2019, na Secretaria Municipal da educação de Quixadá, a Formação MAIS PAIC - 1º ao 3º Ano. Momento de alinhar as ações no município para alcançarmos melhorias na aprendizagem literária e interpretativa de nossas crianças. Sob a orientação das Formadoras Cláudia  e Neilza compartilhamos conhecimentos múltiplos de ação pedagógica visando o letramento efetivo de toda a comunidade escolar.

APLICAÇÃO DO PROTOCOLO 2019 MAIS PAIC

 



Aplicação do PROTOCOLO 2019 - O município de Quixadá aplica nesta quinta feira, 25 de abril de 2019 o PROTOCOLO MAIS PAIC nas turmas de 2º, 5º e 9º ano focando no fortalecimento da aprendizagem.





Quixadá

Originalmente, a região foi habitada pelos índios Kanindés e Jenipapos, pertencentes ao grupo dos Tapuias, resistindo à invasão portuguesa no início do século XVII, sendo “pacificados” em 1705, quando Manuel Gomes de Oliveira e André Moreira Barros ocuparam as terras de Quixadá. Estes grupos indígenas resistiram até 1760, pois os conflitos entre índios e colonos, ocasionados pelo desenvolvimento da pecuária desde 1705, praticamente, extinguiram essas tribos.
A colonização da área compreendida pelo município de Quixadá ocorreu através da penetração pelo rio Jaguaribe, seguindo seu afluente o rio Banabuiú e depois o rio Sitiá, cujo objetivo principal era a conquista de terras para a pecuária de corte e leiteira.
A primeira escritura pública da região foi a do Mosteiro Beneditino, hoje Casa de Repouso São José, na Serra do Estêvão, mesmo distrito de Dom Maurício, em 1641. Manuel da Silva Lima, alegando ter descoberto dois olhos d’água, obteve uma sesmaria. Essas terras, inicialmente de Carlos Azevedo, eram o “Sítio Quixedá” adquirido por compra conforme escritura de 18 de dezembro de 1728.
Em seguida, a propriedade foi vendida para José de Barros Ferreira, em 1747, por duzentos e cinquenta mil réis. Oito anos depois, José de Barros, construiu casas de morada, capela e curral, lançando assim as bases da atual cidade de Quixadá, sendo considerado, portanto, o legítimo fundador da cidade. A fazenda prosperou e se transformou em distrito do município de Quixeramobim.
A partir do século XIX, com a instalação da estrada de ferro que ligava o Cariri à Fortaleza, ocorreu forte urbanização do município. A Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei provincial n. 1.305, de 5 de novembro de 1869. Em de 27 de outubro de 1870 a Lei provincial n. 1.347 criou o Município de Quixadá, desmembrando-o de Quixeramobim e sendo elevado à categoria de vila.
Com o projeto e a construção do Açude do Cedro, a vila passou a receber mais imigrantes vindos de diversas regiões. Além disso, diversas estradas foram construídas. Este processo acelerou a urbanização, fazendo com que em 17 de agosto de 1889 a vila recebesse foros de cidade pela Lei provincial n. 2.166.
Fonte: IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário