QUIXERAMOBIM

Entrega do DCRC e  formação dos Coordenadores Pedagógicos de Quixeramobim




Momento de grande valia para a educação do Ceará e de nosso município, pois abraçamos com amor e dedicação as propostas contidas no Documento Curricular Referencial do Ceará e as Orientações Pedagógicas para o ano de 2020.

 

 

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE TRABALHO SPAECE E SAEB 2019 DE QUIXERAMOBIM

 

FORMAÇÃO MAIS PAIC EIXO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 6º AO 9º ANO E OFICINA DE LITERATURA 



Hoje, 27 de agosto de 2019, na SME de Quixeramobim, realizamos nossa II Formação MAIS PAIC do Eixo de Língua Portuguesa de 6º ao 9º Ano. Um momento enriquecido pela presença dos Técnicos da CREDE 12 que socializaram uma oficina de como trabalhar um dos livros do Eixo de Literatura e Formação do Leitos. Nossos facilitadores sentiram-se motivados e confiantes no exercício de sua profissão. Momento rico e dinâmico para trabalhar a leitura e o letramento com nossos aprendentes.

FORMAÇÃO MAIS PAIC - 4º E 5º ANO - EIXO LÍNGUA PORTUGUESA E EIXO MATEMÁTICA



Na data do dia 23 de agosto, aconteceu, em Quixeramobim, a Formação MAIS PAIC  de Língua Portuguesa e  Matemática para as turmas do 5º ano. A formação oportunizou aos professores da rede municipal  socializarem novas estratégias de ensino,  além do  aperfeiçoar saberes necessários à atividade docente para que promovam, de forma mais criativa,  aprendizagens significativas. 


Maria Alessandra de Lima
Formadora MAIS PAIC
QUIXERAMOBIM - FORMAÇÃO MAIS PAIC EIXO DE CIÊNCIAS SÉRIES FINAIS

Realizamos, no dia 21 de agosto de 2019, na Secretaria Municipal da Educação de Quixeramobim, nossa formação MAIS PAIC do Eixo de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental. Momento de alinhar as metodologias, dinâmicas e didáticas para o ensino de Ciências na educação básica. Agradecemos a participação e contribuição de todos.

Dayane Carvalho 
Formadora Regional MAIS PAIC do Eixo de Ciências 

FORMAÇÃO MAIS PAIC 1º AO 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA





De 08 a 17 de maio de 2019, em Quixeramobim,  ocorreram as formações continuadas do programa MAIS PAIC para os professores da rede pública municipal do 1° ao 5° de Língua Portuguesa e Matemática. Na oportunidade foram trabalhados conteúdos e metodologias  buscando a  consolidação da aprendizagem dos nossos educandos da rede de educação pública de nosso município.

 

FORMAÇÃO MAIS PAIC - CIÊNCIAS E MATEMÁTICA




Trabalhamos neste dia 16 de maio de 2019 a Formação MAIS PAIC 2019 Eixo Ciências e Eixo Matemática do Ensino Fundamental II. Momento de aprimorar mais o uso de diversos materiais e favorecer cada vez mais o raciocínio lógico matemático e a leitura matemática de nossos estudantes. agradecemos a participação de todos os agentes envolvidos na melhoria da educação básica do município de Quixeramobim.

 

QUIXERAMOBIM - FORMAÇÃO MAIS PAIC - ENSINO FUNDAMENTAL - II EIXO CIÊNCIAS



Acontece, hoje, 16 de maio de 2019, no Município de Quixeramobim, nossa primeira formação MAIS PAIC - Eixo Ciências. Estivemos contando com a presença dos Técnicos da CREDE12, na pessoa do Professor Valdery. A participação dos técnicos nas formações faz com que sintamos a presença e o carinho do Governo do Estado com a Educação Básica dos municípios cearenses. Agradecemos a participação e a contribuição de todos os professores, coordenadores e agentes da Secretaria Municipal da Educação de Quixeramobim e os agentes da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

FORMAÇÃO MAIS PAIC -  6º AO 9º ANO - EIXO LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

 




Realizamos, nesta quarta feira, 08 de maio de 2019, no prédio da UAB em Quixeramobim, nossa 1ª Formação MAIS PAIC para o 6º ao 9º Ano - Eixo de Língua Portuguesa, Literatura e Formação do Leitor. No momento tivemos a alegria da presença e participação dos Técnicos da CREDE-12, na pessoa do Professor Davi Nobre e a presença e participação da Formadora Regional Rosa Martins que vieram abrilhantar e enriquecer nosso momento. Aqui discutimos a Base Nacional Comum Curricular e estudamos sobre o Eixo de Língua Portuguesa, Literatura e Formação do Leitor. Momento rico em informações e partilha de conhecimento entre os pares. Agradecemos a presença e a participação de todos os professores, que direta ou indiretamente deram suas contribuições na nossa formação com análises, críticas, sugestões e depoimento. Aguardamos ansiosos o nosso próximo encontro.


MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM



Entregamos, na manhã desta segunda feira, 29 de abril de 2019, os Kits de Leitura do MAIS PAIC para o fundamental II. Momento de integração entre os técnicos da CREDE 12 e Secretaria Municipal da Educação de Quixeramobim. Desejamos a todos sucesso nesta empreitada educacional.


Quixeramobim

Segundo a tradição, os primitivos habitantes da região eram os índios quixarás.
Os primeiros civilizados que penetraram às terras do atual Município vieram do Jaguaribe, seguindo o rio Banabuiú. Eram membros das famílias Correia Vieira e Rodrigues
Machado, que ali se estabeleceram com fazendas de criar. A povoação parece ter nascido precisamente dessas fazendas.
No ano de 1704, foram concedidas por Carta Régia muitas léguas de terras a vários portugueses e, entre eles, ao portuense Antônio Dia s Ferreira. Além das que lhe foram concedidas, adquiriu estas boas terras às margens do rio que o gentio chamava de Ibu, fundando ali a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão. Tratou logo de erigir, nas proximidades da sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim.
Com a construção da capela, Antônio Dias Ferreira muito concorreu para o desenvolvimento da região, “atraindo-lhe os moradores”. Vinte e cinco anos mais tarde, a capelinha arruinada era substituída pela Igreja, que seria a futura Matriz da cidade, edificada pelo portuense, “homem solteiro de avultada fortuna, que possuía 20 léguas de terras”.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário