quinta-feira, 7 de março de 2019

EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR


                   Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação. Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história (Fabiano dos Santos, Seduc, 2007).
                Isso porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação. Através deles podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva. Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será para ela, desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita (Idem).
                Partindo dessa premissa, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará vem desenvolvendo o Programa Alfabetização na Idade Certa que tem como objetivo, garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças de 6 a 7 anos da rede pública de ensino. Para tanto a Seduc vem contribuindo para a estruturação da gestão municipal voltada, prioritariamente, para a construção e definição das metas de aprendizagem, subsidiando ações de qualificação do processo de alfabetização e da formação e valorização dos professores. Também está contribuindo para a constituição dos sistemas municipais de avaliação de aprendizagem, bem como, desenvolvendo ações de formação de professores e através da dinamização dos acervos de literatura infantil, implantando ações para a formação de leitores.
                   A partir do ano de 2011, o Paic é ainda mais fortalecido e nasce, pela própria demanda da rede municipal de educação, o Paic+5 (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), com ações, desta vez, implantadas até o 5º ano do ensino fundamental, onde o foco é o desenvolvimento de novas propostas curriculares para o ensino do Português e da Matemática, através das ações em gestão, avaliação e formação de leitores, como descritas acima.
               Considerando o Eixo de Literatura Infantil e Formação do leitor o Programa Alfabetização na Idade Certa tem como meta, desenvolver uma política de formação de leitores (alunos e professores) e democratizar o acesso ao livro e à leitura por meio da aquisição e dinamização de acervos literários nas escolas, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de aprendizagem e como um alimento para o crescimento humano.



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