Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação. Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história (Fabiano dos Santos, Seduc, 2007).
Isso
porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação.
Através deles podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos
horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva.
Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à
leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no
desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo o livro entrar na
casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais
fácil será para ela, desenvolver as habilidades e as competências
da leitura e da escrita (Idem).
Partindo
dessa premissa, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará vem
desenvolvendo o Programa Alfabetização na Idade Certa que
tem como objetivo, garantir o sucesso da alfabetização de todas as
crianças de 6 a 7 anos da rede pública de ensino. Para tanto a
Seduc vem contribuindo para a estruturação da gestão municipal
voltada, prioritariamente, para a construção e definição das
metas de aprendizagem, subsidiando ações de qualificação do
processo de alfabetização e da formação e valorização dos
professores. Também está contribuindo para a constituição dos
sistemas municipais de avaliação de aprendizagem, bem como,
desenvolvendo ações de formação de professores e através da
dinamização dos acervos de literatura infantil, implantando ações
para a formação de leitores.
A
partir do ano de 2011, o Paic é ainda mais fortalecido e nasce, pela
própria demanda da rede municipal de educação, o Paic+5 (Programa
de Aprendizagem na Idade Certa), com ações, desta vez, implantadas
até o 5º ano do ensino fundamental, onde o foco é o
desenvolvimento de novas propostas curriculares para o ensino do
Português e da Matemática, através das ações em gestão,
avaliação e formação de leitores, como descritas acima.
Considerando
o Eixo de Literatura Infantil e Formação do leitor o Programa
Alfabetização na Idade Certa tem como meta, desenvolver uma
política de formação de leitores (alunos e professores) e
democratizar o acesso ao livro e à leitura por meio da aquisição e
dinamização de acervos literários nas escolas, no sentido de
despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre
nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de
aprendizagem e como um alimento para o crescimento humano.

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