O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida
importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de
escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa
(PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e
censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em
leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede
Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador
de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite
estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas
pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de
cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o
estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos
alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho,
produzindo informações que possibilitem a definição de ações
prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e
municipal).
A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma
censitária, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus
anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.
O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar
um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos
fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores
das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica
longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem
de cada aluno ao longo do tempo.
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação,
reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de
possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro
da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
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